segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Canto Gregoriano

O blog SVARAGRAMA fala de música. Mas que tipo de música? Toda música estará aqui, sendo exemplo para debates ou ainda como auxílio na experiência musical, que esperamos passar.

Por isso vou falar um pouco sobre um estilo de música não muito comum na sociedade moderna, o canto gregoriano.

O canto gregoriano teve origem com o papa Gregório. No século VI, ele reuniu e organizou os cantos religiosos com as festas e cerimônias realizadas durante todo o ano. Ele decidiu reuní-los em um livro que ficou conhecido como ANTIFONÁRIO.

O livro do canto religioso foi, literalmente, preso, com correntes de ouro, ao altar da igreja de São Pedro, Vaticano. Então, ele começou a ser seguido como exemplo de canção cristã. O livro foi muito modificado durante os anos, mas continua sendo seguido, principalmente, pelos mosteiros, que dão continuidade a tradição.

O papa Gregório, no qual o nome gregoriano é inspirado, também criou uma escola que preparava os cantores para o ofício da música. O nome da escola era Schola Cantorum (Escola de cantores, numa tradução livre). O canto gregoriano, apesar de ser, essencialmente, católico, pode ser apreciado por todos. Pois fala de vida e acalma a alma.

As melodias, criadas pelo estilo gregoriano, são belas e puras. Vale a pena conhecer, pois, acima de tudo, é mais música para a nossa vida.

Alguns sites com mais informação:

Analizarte (em espanhol)

Gregorianos.org

Link para download:

Lepanto (MIDI)


Espero que apreciem. Até a próxima!

Nenhum comentário: