quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Chico Malandro

Neste dia 15, feriado nacional, estamos trazendo uma "obra-prima" da cultura brasileira.

Uma das obras mais interessantes de Chico Buarque é a "Ópera do Malandro". O famoso musical foi encenado pela primeira vez em 1978. A realização do projeto enfrentou dificuldades com a censura da época, que proibiu cenas consideradas polêmicas.

Segundo o autor, o texto é baseado em duas óperas clássicas, "...Ópera dos mendigos (1728), de John Gay, e na Ópera de três vinténs (1928), de Bertolt Brecht e Kurt Weill.".
A história se passa num bordel e conta um pouco sobre a malandragem brasileira na década de 1940, época do final da ditadura de Getúlio Vargas. A trama principal fala da rivalidade entre o contrabandista Max Oversease o dono das casas de prostituição, Fernandes de Duran. No meio dessa briga está Terezinha, filha de Fernandes, que se casa com Max.
Mas o desenvolvimento da história ainda traz personagens engraçados e polêmicos, como Geni, prostituta que sofria a revolta das "pessoas de bem" por entregar-se aos mais pobres, e Lúcia, principal rival de Terezinha.
Na época da estréia da peça, houve uma troca necessária, para a censura, em uma parte da trama. Na qual o texto original era: "Meu amor tem um jeito de me beijar o sexo, e o mundo sai rodando, e tudo vai ficando solto e desconexo" e teve que ser trocada por "O meu amor tem um jeito de me beijar o ventre e me deixar em brasa/ desfruta do meu corpo como se o meu corpo fosse a sua casa".No entanto, a obra manteve sua essência e conquistou o público.


O texto também foi adaptado para o cinema e a peça foi revisita em 2000 pelo diretor Gabriel Villela.

Site relacionado:
Link de Música:
Geni e o Zepelim (Um dos temas da peça)

Nenhum comentário: