Na última cerimônia de entrega do Oscar, um dos prêmios que mais chamou a atenção foi o de melhor atriz, entregue a francesa Marion Cotillard que interpretou a cantora francesa Edith Piaf.
Édith Giovanna Gassion nasceu em Belleville, um bairro de imigrantes da capital francesa, em dezembro de 1915. Sua carreira teve influência de duas mulheres, sua mãe, que cantava nas ruas e cafés parisienses com o pseudônimo de Line Marsa, e sua avó, que cuidava dela quando criança.
A mãe de Piaf a deixou por um período com a avó paterna que a levava para seu trabalho, um bordel, na época o pai estava lutando com o exército francês na guerra.
O início de sua vida profissional foi impulsionada por Louis Leplée, dono do cabaré Le Gerny's, situado na avenida Champs Élysées. Ele a inseriu na sociedade e a apelidou de "la Môme Piaf", que numa tradução livre significa "pardalzinho", devido a sua pequena estatura. Foi também o dono do cabaré que a ensinou como se comportar no palco e foi quem criou uma das marcas registradas da artista: sempre usava vestido preto em suas apresentações. Ela continuou a cantar em salões da capital francesa até o fim da guerra. Com a morte de seus pais, ela começa a escrever suas próprias canções, entre elas a que dá nome ao filme "La vie en rose".
Após o fim da grande guerra, sua carreira explode no cenário mundial. Fez turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul.
Dois acidentes marcaram a vida dela durante essa época. Um foi de carro que provocou uma dependência de morfina. O outro foi a morte de seu grande amor, o pugilista Marcel Cerdan, na queda de um avião.
Links:
Músicas de Piaf
As conquistas de Piaf (site biográfico da cantora, em francês)
Visita virtual ao cemitério de Père-Lachaise
Um comentário:
P I A F *----------* (L) ♥
Postar um comentário