sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

4 horas

Olá a todos. Me desculpem por isso, mas é algo que eu realmente preciso fazer senão eu vou explodir.



Minha avó, Maria de Lourdes Lisboa Nobre, faleceu esta manhã e eu quero deixar aqui uma homenagem. Não quero os seus pêsames, só quero que vocês entendam. (antes de reclamarem, também vou falar de música)



Bem, minha avó, com 80 anos de idade e 50 de casamento, foi uma pessoa batalhadora e importante para mim, como toda a minha família. Era uma pessoa divertida e histórica, isso para mim porque ela viveu num dos períodos mais contumbardos e revolucionários da história do Brasil. Ela adorava música clássica e por isso deixo no fim deste post um link para uma grande peça de Beethoven.



Algo que eu sempre digo é que minha família é a melhor do mundo, sem exceções. Minha avó foi a precusora dessa grande união. Só convivi com ela por 16 anos, mas foi um período de aprendizagem, felicidade, amizade e, felizmente para mim, vitórias no buraco.



Quando digo que ela foi batalhadora é porque passou por grandes desafios na vida, sejam por motivos de saúde ou outros. Apesar de tudo, soube viver a vida, na sua imensa fé em Deus e com seu sempre adorável companheiro, meu avô Evandro.



No último carnaval, que agora compreendo foi um grande momento para ela, ela até se fantasiou como podem ver numas das fotos desse post. Enfim, eu adorava ela, assim como adoro a minha família, da qual eu nunca sairia, e meus amigos, que são tão importantes para mim como um fio elétrico que abastece toda a cidade.



Sei que agora ela está melhor, pois nos últimos dias ela estava em casa mas não com consciência, sobrevivia por aparelhos. Se há um céu, ela já recebeu o título de capitã-mor. Peço desculpas àqueles que não concordam que esse seja o melhor local para deixar isso, mas é algo que eu necessito.



Sabe, a vida é uma estrada em que nós fazemos as escolhas dos desvios, minha avó escolheu certo. Não tenham pena de mim, tenham pena de meu avô que perdeu uma companheira de muitos anos, com quem ele sobreviveu até a uma cerimônia de casamento com um padre mandão. Ele nunca deixou o amor, coisa que muita gente hoje não acredita mas deveria, entre eles desaparecer. No dia em que eles completaram 50 anos de namoro, deu de presente a ela um ursinho de pelúcia com uma clara mensagem: "Te amo". Queria eu encontrar alguém a quem eu pudesse amar e que tivesse esse amor conrespondido como era a relação deles.



Enfim, minha avó foi um exemplo, não só para mim, para o mundo atual, cheio de rancor, ódio, intriga e desastres.



Ela faleceu hoje às 04:00 horas da manhã.



No momento só penso que nunca mais poderei vencê-la no buraco ou no palavra cruzadas, esse só com minha madrinha que rouba e fica botando palavrões toda hora. Também é triste, olhando daqui do escritório para a sala na minha casa e saber que ela nunca mais vai sentar ali no sofá e dividir suas experiências comigo. Mas tenho um consolo, quando completou 80 anos, ela resolveu terminar as anotações da sua vida, que vinha escrevendo a longos 10 anos, e distribuiu para a família. Agora, vou ler e celebrar as conquistas dela.



Conheço uma frase, que caberia a ela: "Música é vida interior e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão".



À minha avó: muito obrigado.

À vocês: agradeço a paciência.

À minha família: força.

Àqueles que odiaram isso: se vocês não passaram por isso, ainda vão passar. E tenho certeza que se no céu existir computador, ela já aprendeu a usar e vai sempre acessar o Svaragrama.



Uma peça de Beethoven:

Moonlight Sonata



Me desculpem por tudo e realmente não estou em condições de publicar nada no momento. Então, os colaboradores desse blog, não venham me encher o saco para eu colocar nada aqui, certo??

4 comentários:

Edilson Menezes disse...

Força Matheus! Estaremos sempre com você!

João Álvaro disse...

Como Edilson afirmou, estaremos sempre com você! Desejo muita força para você e sua família nesse momento tão difícil o qual estão passando.

Espiã disse...

Nossa Matheus, a única coisa que posso dizer é amesma que os outros colaboradores desse blog já afirmaram aí: Estaremos sempre com você!
Pode contar comigo, pois sou sua amiga, e desejo toda força pra você e sua família nesse momento difícil.
É acima de tudo algo para se refletir.
Felicidades!!!

Tillie disse...

Hi ! Thank you for your comment, I really liked it. I'm glad you like my blog (even though I didn't post much yet !!) Sure a partnership would be cool ! No I don't have any msn adress but I can give you my email adress.