sábado, 29 de março de 2008

Grande fantasia para o Brasil

O hino nacional brasileiro, para mim, tem a melhor letra e uma das melhores melodias nacionais - talvez só perca, em questão musical, para a Marseillaise, hino francês - de todo o mundo. A letra, apesar de um pouco fantasiosa, cria uma esperança de um país melhor. A melodia quando bem executada - sem aquelas versões, exageradas, à americana- é um calmante para a alma.


Desde de sua composição, por Francisco Manuel da Silva, tem sido considerada uma obra-prima. Foi lema de revoluções. Reuniu o povo contra o regime opressor da ditadura. Esse mesmo hino inspirou o compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk.


Gottshalk nasceu em 1829 em um bairro de Nova Orleans. Cresceu sobre influências musicais dos mais diversos estilos. Aprendeu piano desde pequeno e com 11 anos fez seu primeiro concerto. Pouco depois, foi para a Europa para aprimorar seus conhecimentos sobre musica erudita. Com 25 anos, iniciou uma turnê pela América Latina. Venho para o Brasil e decidiu ficar por uma temporada maior do que a prevista. Com base no hino composto do Manuel da Silva, criou uma de suas melhores composições - "Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro" - na qual ele transforma a descrição do Brasil em algo mais do que sublime, uma verdadeira fantasia triunfal.


A composição de Gottshalk é, normamente, encontrada em versões piano solo, que já são magníficas. No final deste post eu coloquei um vídeo do Youtube com a interpretação de Grande Fantasia, pianista: Gulherme dos Anjos.

Nenhum comentário: